terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Portifólio - Unidade 3

Unidade 3 - Prática pedagógicas e mídias digitais

Atividade 3.1 a – Cadastrar no Portal do Professor (cadastro presencial)

Atividade 3.1 b – Execução da aula escolhida
Apresentação de slides sobre a aula que escolhemos no portal do professor.

Atividade 3.1 c – Comentando sobre a aula.
A experiência de executar uma aula do Portal do professor foi maravilhosa, pois foi uma oportunidade de aproveitar mais as sugestões que nossos colegas professores postam no portal. Os alunos gostaram muito da aula, porque foi uma forma muito divertida e diferente de aprender sobre as preposições. Eles conseguiram fazer todos os passos que a aula pedia. É claro, que alguns com mais capricho e esmero do que os outros. Tivemos trabalhos interessantes, e todos eles conseguiram concluir os seus trabalhos e fizeram desenhos maravilhosos. Aluna: Raquel Duarte

Atividade 3_2 – Conhecendo alguns repositórios de material digital
Minhas impressões sobre o que descobri. Essa pesquisa foi muito importante, pois descobri vários recursos áudio visuais e imagens, que posso utilizar em minhas aulas como recurso didático adicional. Esses recursos complementam nossas aulas, e as deixam mais criativas e interessantes. Anotei bastante informação e links para minhas pesquisas futuras. Aluna: Raquel Mota de Souza Duarte

Atividade 3.3 – Compartilhando descobertas
O texto “O Mito da telinha – ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador” de Graziela Giusti Pachane, tem como objetivo salientar que a introdução das novas mídias na educação, pode gerar resultados positivos e negativos.
Concordo com a autora, pois o uso do computador pode ser positivo quando o professor alia com a sua prática pedagógica bem planejada. Experiências que vá além de um caráter meramente recreativo, ou de máquina de escrever eletrônica. Uma ruptura dos limites de tempo, e de espaço, da linearidade da leitura de um texto, e das dificuldades do acesso a informação. E como pode ser negativo o uso das mídias da comunicação na educação quando, criam-se expectativas quanto aos resultados do computador como estratégia de inovação pedagógica. Como se a tecnologia por se só produzisse a melhoria da qualidade do ensino.
Destaco também que a autora colocou que podemos nos questionar se numa época marcada por tão grande exclusão social (milhões de pessoas no mundo passam fome e não são atendidas por redes de água tratada e esgoto) se faz sentido pensarmos em exclusão digital. A exclusão digital atinge mais de 75% da população brasileira e isto significa que a minoria dos brasileiros sofre com a falta de oportunidade de inclusão ou simplesmente são alienados em relação as novas tecnologias.
Isso é realmente preocupante, pois estas pessoas estão se distanciando da tecnologia e até ficando alienados do conhecimento e da informação. E o mercado de trabalho a exigência está cada vez maior, em relação ao uso do computador e da internet. Acredito que se nós (professores) interagirmos com as TICS vamos tornar a aprendizagem mais dinâmica e consequentemente, os resultados são melhores porque o aluno se concentra mais no que esta fazendo, tornando as aulas mais prazerosas.
Não esquecendo que para interagir com as novas mídias, temos que ter o nosso objetivo bem definido, e mediar que significa definir as formas de apresentação de conteúdos didáticos, previamente selecionados e elaborados, de acordo com o nosso planejamento de modo a construir mensagens que potencializem ao máximo a construção de conhecimentos dos educandos. Acredito que estamos conseguindo perceber a diferença entre: um processo de ensino no qual se disponibiliza material com todos os recursos tecnológicos, mas, com a mediação e a interação do professor. Um mediador competente e comprometido teórica, epistemológica e politicamente com a Educação, com a Formação de Homens, de Mulheres, de Cidadãos, de Cidadãs, de pessoas cultas, preparadas tecnicamente e cientificamente, mas acima de tudo, que sejam Humanos solidários!

Atividade 3_4 – Comentando as atividades dos colegas.

Comentando o trabalho do colega:

Sirlane gostei muito da sua aula, e dessa proposta de como foi explorado o tema, pois também já trabalhei este tema em sala de aula, mas não foi tão interativo, devido não ter utilizado os recursos que você utilizou. Percebi que os alunos aprenderam bastante com essa proposta do portal do professor, e que você também conseguiu ministrar a aula com muita tranqüilidade e eficiência. Parabéns pelo seu trabalho. Se eu ainda não tivesse passado esse conteúdo para meus alunos, com certeza faria uso dessa proposta que você apresentou, mas não faltarão oportunidades, pois o ano que vem está chegando e com ele novas turmas, que poderei utilizar esses recursos para melhor ficarem as aulas ministradas a eles.

Atividade 3_5 – Apresentação de saltos no tempo.
Saltos no tempo. O papel do Professor é importante, principalmente como mediador da busca do pelo interesse e agrupador, pois se percebe que o professor deve ser persistente para que aconteça e envolvente para reunir todos em um único objetivo O trabalho de equipe reproduzido nesse vídeo demonstra a união da equipe, organização e envolvimento. O grupo participou com passos e palmas sincronizados, pois estavam concentrados e envolvidos com o trabalho. Penso que é possível trabalhar dessa maneira, pois a maioria das escolas já está informatizada, os alunos gostam de atividades diferentes e envolventes, mas conforme a realidade de cada unidade. E o professor é questão, primeiramente de tempo para repassar os seus conteúdos, mas também pensar em fazer diferente, diversificar. Acreditar em si e nas potencialidades dos alunos. Aluna: Raquel Mota de Souza Duarte



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