terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Portifólio - Unidade 2

Unidade 2 - Internet, hipertexto e hipermídia

Atividade 2.1 - Navegação em hipertextos (somente pesquisa)

Atividade – 2.2 – O que é hipertextos?
A minha experiência com hipertexto foi muito produtiva, pois pude entrar em vários links. Esses links me levaram para outros endereços, que possuíam algumas explicações mais detalhadas sobre o assunto. Assim consegui aprender mais sobre o hipertexto, justamente por causa dessas palavras destacadas, onde eu tenho a oportunidade de não somente ler sobre o assunto, mais de buscar informações extras sobre ele, isso tudo para melhor entendimento do assunto. Gosto muito desta maneira de estudar, pois podemos ter um melhor aprendizado.

Atividade 2.2.b – O que é hipertexto?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Escolhi este trecho porque fala resumidamente o que é um hipertexto, e fala de forma clara e contém bastante instrução sobre o assunto, ou seja, conseguimos entender bem o que é hipertexto.
O hipertexto pode trazer muitos benefícios para a minha prática educacional, pois agora sei como usá-lo. Posso colocar várias informações no meu texto original, e com isso possibilito uma aprendizagem mais completa, onde o aluno terá formas de controlar qual informação a mais que ele deseja ver e estudar. Uma possibilidade de explorar o hipertexto, que vem em minha mente é levar por exemplo os meus alunos para o LIE e com um hipertexto já elaborado no meu blog ou já inserido nos computadores, instigá-los a explorar o assunto de forma mais profunda, isso com a ajuda dos links, assim descobrirão informações extras, que ajudarão a sua aprendizagem.

Atividade – 2.3 – Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas – Fórum

Comentários dos trabalhos dos colegas:

Senia,
Concordo guando você diz que as novas tecnologias tendem a personalizar o aprendizado, isso realmente acontece.
Este conceito, com certeza trouxe acréscimos aos meu conhecimentos sobre o hipertexto, porque ainda não tinha pensado desta maneira.

Lidiane,
Gostei muito de como expressou a sua atividade, te achei muito criativa. E em relação a prática pedagógica e o hipertexto, pensamos da mesma maneira. Acho muito interessante essa forma de trabalhar com as tecnologias, e sempre colocar os alunos em contato com ela é de fundamental importância. E cada vez mais devemos inserir no nosso contexto escolar aquilo que aprendemos, aqui neste curso e no decorrer da nossa vida.
Atividade – 2.4 – Criando um portfólio (trabalho final)

Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
TEMA: CONHECENDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
OBJETIVO:
Apresentar para a turma a História do Filme e da Obra de Alice no País das Maravilhas.
Ao final da atividade os alunos deverão ser capazes de inserir elementos de Hiperlink no texto.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM A AULA:
- A História do Livro Alice no País das Maravilhas.
- A História do Filme Alice no País das Maravilhas.
- Poder fazer uma relação entre livro e filme.

PÚBLICO ALVO:
- Alunos do Ensino Fundamental (8º Ano)

DESENVOLVIMENTO:
Trabalho deverá ser desenvolvido em duplas ou dependendo do número de computadores teremos alguns trios
1ª aula: Os alunos no LIE pesquisarão em Hipertextos na internet tudo o que eles conseguirem sobre o livro e filme de Alice no País das Maravilhas (Ex: autor, diretor, trilha sonora, sinopse, etc), também pesquisarão uma relação interessante sobre esse assunto que é a relação de Tim Burton, Lewis Carroll e Disney. E pesquisar por fim o Livro Alice do outro lado do espelho, que é a continuação do próprio livro de Alice no País das Maravilhas. Com a Pesquisa feita, eles irão arquivá-la na sua pasta do computador. Depois disso começaremos a ver o filme.
2ª aula: Os alunos terminarão de ver o filme.
3ª aula: Os alunos farão a atividade no LIE. A atividade será a seguinte: em dupla ou trio eles responderão os questionamentos (relação entre o diretor e o autor, as semelhanças e diferenças entre os livros Alice no país das Maravilhas e sua continuação e o filme) sobre o que aprenderam através da pesquisa e do filme assistido. Com os questionamentos eles deverão produzir um texto com suas reflexões e conclusões, que depois será transformado em hipertexto, para enriquecer ainda mais o trabalho dos alunos. Essa atividade terá o auxilio da professora. Depois de concluído o trabalho os alunos irão enviá-lo por e-mail para a professora.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Computadores, Hipertexto, Internet, TV e DVD.

AVALIAÇÃO:
Será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho, o envolvimento, o interesse e a participação nas atividades.

PRÉ-REQUISITO:
Saber utilizar o computador.

Atividade 2_6 a: Vagando pela Wikipédia (somente pesquisa)

Atividade 2_6 b: Vagando pelo Wikcionário (somente pesquisa)

Atividade 2_7: Execução da atividade planejada
O planejamento da atividade com hipertexto feita na Ativ2_5 foi concretizada com os alunos do 8º ano, da Escola Estadual Profª Maria Carmelita. Como foi apresentado no planejamento, esta atividade era composta de 3 etapas: 1ª) pesquisa e armazenamento de informações no LIE, sobre o filme e livro de Alice no País das Maravilhas; 2ª) Assistir o Filme; 3ª) Elaborar um texto com as conclusões dos questionamentos feitos pela professora, e posteriormente transformá-lo em um hipertexto para uma melhor compreensão.
As 3 etapas foram concluídas em 6 aulas. Podemos observar nessa etapas que os alunos caminharam bem pra a sua produção de texto e conclusão do trabalho. Na primeira etapa os alunos fizeram as suas pesquisas e, vários hipertextos sobre o assunto, navegaram e colheram muitas informações sobre o filme, o livro e sua continuação (Alice do outro lado do espelho), armazenaram toda a informação nas suas pastas, no computador, para usar depois na última etapa. Na segunda etapa eles assistiram ao filme Alice no País das Maravilhas, se divertiram bastante com esta parte, pois deram algumas gargalhadas. Na terceira etapa os alunos foram para o LIE, e montaram o texto com as principais informações armazenadas, anteriormente, e depois colocaram suas conclusões.
O resultado foi positivo, pois tivemos trabalhos variados e criativos, sendo que os alunos conseguiram completar com eficiência todas as etapas propostas. Com este trabalho eles tiveram contato com o hipertexto, tanto na pesquisa como na elaboração. E em relação a elaboração de um hipertexto, observamos que para a turma foi o primeiro contato, pois ainda não tinham escrito um hipertexto, o resultado foi uma satisfação em aprender algo novo.
Foi uma ótima experiência, onde percebemos um aprendizado significativo nos alunos, e eles mostraram seu trabalho, pois participaram bem de todas as etapas, inclusive do planejamento, na escolha do filme e dando idéias para o desenvolvimento desta atividade. Portanto eles ajudaram, trabalharam, construíram e contribuíram para o próprio processo de ensino e aprendizagem.

Atividade 2_8 – Apresentação da experiência
Apresentação da atividade 2.5 “Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet” na forma de apresentação de slides.

podem ver no site da eproinfo


Nenhum comentário:

Postar um comentário