terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Portifólio - Unidade 1

Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz?

Quem sou como professor e aprendiz?

Na Educação precisamos despertar nossos alunos com algumas curiosidades. Portanto tento como professora despertar essas curiosidades, principalmente, no que diz respeito à interação das mídias com os conteúdos que estudamos na sala de aula.
Também tento da melhor forma possível interagir com meus alunos para um melhor aprendizado e para um feed back (retorno) apropriado e aceitável do conteúdo aprendido. Nesse sentido procuro ouvir sempre as idéias dos meus alunos, que muitas vezes são usadas, e por sinal temos juntos boas idéias sobre as aulas e discutimos para aprendermos melhor o conteúdo. Claro que isso nem sempre acontece, mas tento estimular ao máximo a participação do aluno.
Como professora estou disposta a aprender sempre, seja com meus colegas ou meus alunos. Essa situação me deixa completamente confortável, pois não sei de todas as coisas e mesmo que eu saiba sobre o assunto sempre cabe um pouco mais sobre ele. Tanto para aprender quanto para passar algum conhecimento sou completamente disposta, pois acredito que isso é o correto a ser feito, mesmo que esse conhecimento venha do meu aluno. É por isso que acredito que a aprendizagem é feita em conjunto.

Atividade 2: Registrando a própria reflexão- Diário de Bordo
Informação e Conhecimento. O vídeo e o texto apresentados a nós foram de grande importância, pois mudou muito o meu conhecimento sobre o assunto proposto. No vídeo observamos varias atividades que utilizam as tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem. E no texto de Valente obtemos a informação sobre o conteúdo, que pude então transformar essa informação em conhecimento através da minha interpretação do conteúdo informado. Comprovando isso temos uma fala de Valente, que diz o seguinte: “Assim, aprender significa apropriar-se da informação segundo os conhecimentos que o aprendiz já possui e que estão sendo continuamente construídos. Ensinar deixa de ser o ato de transmitir informação e passa a ser o de criar ambientes de aprendizagem para que o aluno possa interagir com uma variedade de situações e problemas, auxiliando-o em sua interpretação para que consiga construir novos conhecimentos (Valente)”. Esta fala nos mostra também sobre um aspecto muito importante do processo de ensino-aprendizagem, que é o de só transmitir e o de construir a informação com o aluno. Concordo com Valente nesse aspecto. E mais à frente em seu texto ele nos relata que essas duas formas de trabalhar com o conhecimento são válidas, pois devemos usar as duas formas para ajudar os nossos alunos construção de novos conhecimentos. Assim, fecho minha reflexão com outro trecho do texto de Valente, que achei interessante mencionar e que trás uma conclusão, algumas sugestões e propostas aceitáveis para a nossa prática pedagógica. “O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolva ações reflexivas.(Valente)”.

Atividade 3: Educação e Tecnologia – Fórum
O Prof. Ladislau propõe uma nova escola. Concordo com ele, mas creio que a escola tem muita dificuldade de mudar a sua estrutura curricular, ou de pelo menos pensar nisso, e passar então a ser uma organizadora de conhecimento. Sentimos que a metodologia tem que ser interessante, mas os professores estão com dificuldade de enfrentar esta mudança. A dificuldade esta na falta de preparo dos professores frente ao avanço tecnológico e como fiiltar informações necessárias para o conhecimento.
A reformulação tem que ocorrer logo para que a escola tenha novamente um papel importante na sociedade. Da forma que está, parece que apenas estamos sendo funcionais preocupados com a transmissão dos conteúdos e com o prazo de aplicação dos mesmos. Meros lecionadores, onde acabamos reproduzindo um tipo de sociedade que promove pequenos grupos e marginaliza a maioria. Mais do que funcionais, temos que pensar: qual o meu papel na escola que trabalho? Para isso, é necessário fazer reflexões conjuntas a respeito das nossas práticas. Com isso, poderemos acenar para um futuro melhor para a comunidade escolar.
Pensando na escola de uma forma mais ampla ela está dentro de um mundo contraditório e injusto. Por isso a necessidade de repensarmos nossa prática docente. Que mundo desejamos e estamos construindo para nós, nossos filhos, e pessoas em geral? O grande papel do educador tem a ver com a construção de uma nova consciência que venha a superar as contradições que nosso sistema criou. Para isso, devemos aprender da melhor forma possível sobre as novas tecnologias, para poder acrescentá-las na nossa prática pedagógica, mas não simplesmente passá-las e reproduzi-las para os alunos, mas saber usá-las para organizar o conhecimento de forma que os alunos tenham uma melhor aprendizado.

Atividade 4: Tecnologia na minha escola
Apresentação de slides sobre a tecnologia existente na minha escola.
podem ver no site da eproinfo

Atividade 5 – Conhecendo uma experiência
Sugestão de aula
Título da aula: E-mail e o passado
Componente curricular: Língua Estrangeira
Esta aula foi dividida em 3 aulas de 50 minutos.
A primeira aula deverá ser feita no laboratório de informática. O professor averiguará se todos possuem e-mail, se não monta um para os que não têm. Eles responderão uma pergunta e mandar a resposta para colegas e professor.
Na segunda aula monta-se um bate-papo entre os alunos com perguntas direcionadas. E na terceira aula deverá fazer a comparação entre o e-mail e a carta, trazendo assim a história do e-mail. Depois os alunos serão divididos em grupos, alguns irão escrever e-mails e outros as cartas.
A avaliação será feita através dos e-mails enviados e das cartas apresentadas.
Escolhi esta aula porque ela chamou a minha atenção, e isso por envolver a tecnologia, tema tão estudado e discutido até agora. Devemos fazer como essa sugestão de aula, que inseriu no seu dia a dia a tecnologia, isso de forma simples e criativa. E isso é possível fazer em qualquer disciplina.
As estratégias utilizadas nesta aula foram de bastante utilidade, e me mostrou que podemos e devemos usar a tecnologia de diversas maneiras, e não somente como a maioria usa, que é na forma de pesquisa. Além dessa estratégia mostrada existem ainda outras mais, que temos que explorar para tornar nossas aulas mais interessantes e participativas.
Termino a minha fala com esta frase da autora do texto sugerido.
“Há que se reencontrar o sentido mais humanístico, interativo e integrador da educação, que leve a repensar a necessidade de professores e gestores tomarem consciência de que o uso de tecnologias permite redimensionar os espaços de ensinar e aprender, sonhar e amar, vislumbrando a provisoriedade do conhecimento, as novas possibilidades das práticas da escola, a necessidade da formação continuada para atender às características de mudança da sociedade atual e para resgatar o valor do saber e a sensibilidade do ser. (Bianconcini)”

Atividade 6 – Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia – Diário de Bordo
As tecnologias na Educação. Novas tecnologias estão sempre surgindo ao nosso redor. Concordo que essas tecnologias aparecem como “salvadoras” de todos os nossos problemas, mas não acredito que seja bem por aí que devemos lidar com elas. Pois as novas tecnologias são necessárias e muito importantes para auxiliar a nossa vida e não substituir as nossas “velhas tecnologias”. Penso que na Educação não é diferente pois como temos visto a novas tecnologias sempre tentando ocupar o lugar de coisas que antes eram muito usadas, como exemplo disso vemos que o laboratório de informática e o data show tomou o lugar do retro-projetor, que na maioria de nossas escolas está num canto jogado só acumulando poeira e teia de aranha. Não estou com isso tirando o mérito e a importância que tem o computador na escola. Penso que como toda tecnologia deve ser usado da melhor maneira possível para o ensino e aprendizagem dos alunos. Para isso, acredito que a cada nova tecnologia devemos acrescentá-la as outras que estamos acostumados, para que nossa prática nunca fique defasada. Vejo em tudo isso uma oportunidade de melhorar minha prática pedagógica, não de mudá-la completamente e sim de acrescentar o uso de novas tecnologias, que são muito importantes para tornar nossas aulas mais criativas e diversificadas. Com essa tecnologia a “era da informática” e “as viagens pela net” tornaram-se parte da nossa vida, isso não podemos negar. Então porque não aproveitar essas facilidades e acesso a informação para melhorar nossa prática pedagógica? Porque não utilizar as ferramentas que o computador nos oferece como: slides, editor de texto, internet, etc, para melhor preparar minha aula e deixá-la criativa e interessante. Minhas expectativas são muito boas a respeito dessas novas tecnologias e de como elas devem ser usadas, mas é claro que para isso devemos estar preparados para manusear bem qualquer tecnologia.

Atividade 7 – Pesquisando sobre o trabalho projetos
Pesquisando sobre o trabalho com projetos
Tema: Os mistérios químicos da chuva ácida
Local de realização:Centro Público de Ensino Graça Aranha - Imperatriz, MA.
Público atendido:alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Objetivos do projeto:
• Desenvolver a criatividade, a curiosidade, o espírito científico e o interesse pela pesquisa.
• Apresentar situações que possibilitem ao educando pensar o seu cotidiano, a partir de diferentes pontos de vista por meio da observação, comparação, análise e interpretação.
• Integrar ferramentas químicas e tecnológicas por uma aprendizagem colaborativa e significativa.
• Identificar as variáveis e selecionar procedimentos necessários para a produção científica.
Componentes curriculares envolvidos:Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza (Química, Física), Informática e Matemática.
Duração:seis meses.
Carga Horária:120h.
Recursos materiais:textos, livros, gravadora de CD e DVD, vídeos, câmera digital, TV, computador, software, internet, pendrive, impressora, reagentes, vidrarias, peagômetro, condutivímetro e microscópio.
Resultados Atingidos:
Percebeu-se um despertar efetivo na participação e no interesse dos alunos envolvidos. Foram demonstradas habilidades, interatividade, aprendizagem colaborativa e significativa através da socialização e da construção do conhecimento.
Através deste projeto, proporcionamos aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades, como observação, trabalho em equipe, criatividade, organização, registro de situações de aprendizagens, utilização do Rived, uso do sistema operacional Linux Educacional, realização de análises comparativas por meio de experimentos e interpretação de dados.

Autor do Projeto: Francisca Feitosa Oliveira e Silony Nunes Pereira, professoras do Centro Público de Ensino Graça Aranha, Imperatriz, MA.
Endereço eletrônico:fran_mba@yahoo.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 398, jornal Mundo Jovem, julho de 2009, página 19.
Depois de uma pesquisa feita em alguns projetos na internet percebi que o Projeto das Professoras Francisca e Silony, na minha opinião mostrou-se mais completo, utiliza-se mais do pedagógico e da construção do conhecimento com os alunos.
Percebi com esta atividade, onde pude pesquisar vários projetos, que trabalhar com projetos pedagógicos faz toda a diferença. E que através deles eu consigo intervir no processo de ensino-aprendizagem dos meus alunos. Também consigo com projetos alcançar uma aprendizagem aceitável do meu aluno, e com isso ele constrói seu conhecimento com a ajuda do professor.

Atividade 8 – Divulgando a pesquisa
Apresentação da atividade 7 “Trabalho por projetos” na forma de apresentação de slides.
podem ver no site da eproinfo

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